As nozes - já
cientificamente reconhecidas como um
alimento bom para o coração por
serem ricas em ômega-3 - pode ajudar
a reduzir o tamanho e a taxa de
crescimento do câncer de próstata,
segundo estudo apresentado esta
semana no Encontro Nacional da
American Chemical Society. “As nozes
devem ser parte de uma dieta
saudável para a próstata, que inclui
muitas frutas e vegetais”, destaca o
pesquisador Paul Davis, da
Universidade da Califórnia.
Nos Estados
Unidos, assim como no Brasil, o
câncer de próstata é o segundo tipo
de câncer mais comum entre os
homens, atrás apenas do câncer de
pele. A previsão é que mais de 190
mil homens desenvolva a doença nos
EUA neste ano, e 27 mil morram por
causa do câncer. De acordo com os
especialistas, porém, a alimentação
é um dos principais fatores que
podem influenciar os riscos de
desenvolvimento de tumores,
incluindo os de próstata. E as nozes
são ricas em substâncias saudáveis,
como ômega-3, gama-tocoferol (um
tipo de vitamina E), polifenóis e
antioxidantes.
Em testes com
ratos “geneticamente programados”
para desenvolver câncer de próstata,
os cientistas notaram que os animais
alimentados com 70 gramas diários de
nozes por dois meses desenvolveram
tumores 50% menores e que cresciam
30% mais lentamente, comparados aos
cânceres de ratos com uma dieta
convencional. Além disso, os
pesquisadores descobriram que esses
animais também apresentavam menores
níveis de fator de crescimento
similar à insulina tipo 1 - que é
associado ao aumento no risco de
câncer de próstata.
Visando entender
os efeitos das nozes, os cientistas
usaram uma tecnologia de chip para
examinar as mudanças nos níveis de
genes no tumor e no fígado dos
ratos. E descobriram que as nozes
podem ter efeitos benéficos grandes
sobre os genes que estão envolvidos
no controle do crescimento do tumor.
Porém, eles destacam que mais
estudos - incluindo testes clínicos
com humanos - são necessários para
confirmação dos resultados.
Fonte:
National Meeting of the American
Chemical Society. 22 de
março de 2010.